Alíquotas diferenciadas para o agro beneficiam toda sociedade

No dia 4 de outubro, foi divulgado um estudo encomendado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e conduzido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Esse estudo ressalta a perspectiva de um cenário positivo para os próximos dez anos, caso sejam aplicadas alíquotas tributárias diferenciadas ao setor agropecuário, com benefícios para a sociedade brasileira.

A advogada tributarista, Maria Carolina Soares, ressalta a importância de pesquisas como essa, que promovem debates sobre a diferenciação das alíquotas do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) para o agronegócio.

“É evidente que alíquotas diferenciadas de IVA para o setor agropecuário, especialmente para produtos da cesta básica, podem reduzir os impactos negativos sobre o consumo da população, aliviando a carga tributária sobre itens essenciais para os brasileiros”, afirma a especialista.

“Uma das poucas certezas que temos na atual Reforma Tributária é a possibilidade de aumento da inflação. O objetivo deste estudo é demonstrar que a implementação de um IVA diferenciado para o setor do agronegócio poderia contribuir para atenuar esse aumento da inflação, proporcionando, de fato, uma redução nos preços finais dos alimentos”, concluiu.

Ainda com dúvidas? Fale agora com um especialista diretamente no WhatsApp:

Deixe seu Comentário:

Compartilhe:

Últimos Artigos:

IA no direito societário?

IA no direito societário?

Saiba como a inteligência artificial está desburocratização o direito societário: Recentemente, o Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI)…
Saiba como as novas restrições da Lei 14.873/24 podem afetar sua empresa

Saiba como as novas restrições da Lei 14.873/24 podem afetar sua empresa

A Lei 14.873/24 trouxe mudanças significativas para a compensação de créditos tributários decorrentes de decisões judiciais transitadas em julgado. Agora,…
Governo federal prepara o lançamento do Plano Safra 2024/2025

Governo federal prepara o lançamento do Plano Safra 2024/2025

Com a aproximação do novo ano agrícola, o Governo Federal está em fase final de preparação para o lançamento do…