A importância do cadastro imobiliário (Sinter) para a reforma tributária

“o Sistema Sinter ganha destaque na implementação da reforma do IVA, já que permite a existência de novas perspectivas no que concerne à tributação imobiliária.”

Por Marcos Cristofolini

A reforma tributária é considerada um marco, já que estabelece uma nova estruturação da cadeia de impostos que regem o Brasil. As mudanças se estendem em diversos campos do próprio direito tributário, entre eles, o próprio IVA, que busca trazer a unificação de diversos impostos. Neste modelo, cada etapa da cadeia de produção paga o imposto referente ao valor que adicionou ao produto ou serviço.

Nesse ponto, a Receita Federal buscou trazer mecanismos que auxiliassem na implementação da reforma tributária, o que levou a criação do Sistema Nacional de Gestão de Informações (Sinter), ferramenta utilizada como um cadastro nacional de imóvel, integrando dados cadastrais, geoespaciais, ambientais, fiscais e jurídicos, relativos a imóveis urbanos e rurais.

O papel do Sinter é trazer diversos dados sobre os imóveis que estão cadastrados, entre eles o “valor de referência”, que almeja funcionar de maneira similar à “tabela Fipe” e outros similares. A utilização do valor de referência implica desde a análise sobre quais regiões estão tendo valorizações ou desvalorizações para subsidiar políticas públicas , até mesmo, para a implantação do novo IVA (CBS/BIS).

Ademais, o Sistema Sinter ganha destaque na implementação da reforma do IVA, já que permite a existência de novas perspectivas no que concerne à tributação imobiliária. Isso porque, o mecanismo apresenta o valor de referência, do imóvel, em seu escopo e o CIB (Cadastro Imobiliário Brasileiro) como número de identificação, logo, funcionando como uma espécie de “CPF” que leva como base a forma, dimensão e localização por meio do georreferenciamento.

Ainda com dúvidas? Fale agora com um especialista diretamente no WhatsApp:

Deixe seu Comentário:

Compartilhe:

Últimos Artigos:

Reforma tributária: Operações com bens imóveis poderão ter alíquotas reduzidas em 40%

Reforma tributária: Operações com bens imóveis poderão ter alíquotas reduzidas em 40%

O Projeto de Lei Complementar 68/24 propõe mudanças importantes para o setor imobiliário, com destaque para a redução de alíquotas…
A importância do Compliance para a gestão de riscos corporativos

A importância do Compliance para a gestão de riscos corporativos

*Por Ana Laura Gemza Sverevitch Em um mundo empresarial em constante transformação, onde a complexidade e a rigidez regulatória se…
Como proteger minhas criações contra a violação de direitos autorais na era digital?

Como proteger minhas criações contra a violação de direitos autorais na era digital?

A proteção da propriedade intelectual é essencial na era digital, onde a criação de conteúdo é instantânea e global. A…